Postado em 03/08/2018 - Fonte: Crypto ID

Autoridade Certificadora da Fenacon tem novo comando

Nova diretoria assume o Instituto Fenacon e a Autoridade Certificadora Fenacon|CD

Aprimorar os produtos e serviços do Instituto Fenacon (IFEN) para oferecer as melhores soluções à sua rede de associados e à população em geral. Esse é o objetivo da nova diretoria que assumiu a gestão do IFEN em julho deste ano

O Instituto agrega os serviços de Certificação Digital, com a Fenacon|CD, e cursos de capacitação on-line, com a UniFenacon. De acordo com o atual presidente, Márcio Shimomoto, estar à frente do IFEN é uma soma de responsabilidade e desafios. Além disso, para o presidente, a atuação do Instituto coloca o profissional da contabilidade no centro do processo de emissão do Certificado Digital, já que o cumprimento de obrigações com os órgãos públicos é feita, na maioria das vezes, pela empresa contábil.

“As utilidades da Certificação Digital são diversas e a principal delas é o envio de informações ao Fisco, que atualmente é feita, em sua esmagadora maioria, pelos profissionais da contabilidade. E o fato de sermos um Sistema ligado às empresas contábeis possibilita uma grande oportunidade de expansão da rede de Certificação”, disse o presidente Márcio Shimomoto.

Taicir Khalil assumiu a superintendência do Instituto Fenacon com a atribuição de implementar novas tecnologias e sistemas e fomentar a área comercial da instituição.

“Sou movido pelo desafio e percebi uma grande oportunidade para fortalecer os produtos já existentes, como é o caso da UniFenacon, além do desafio de criarmos um novo portfólio de produtos e serviços. O intuito é explorar os nossos diferenciais, atender as demandas dos diversos públicos e posicionar o Instituto Fenacon como os principais prestadores de serviços ao sistema contábil do país”, destacou.

Além do presidente Shimomoto e do superintendente, assumiram a diretoria do IFEN Anderson Sampaio (diretor de Negócios); Homero Rutkowski (diretor de Tecnologia); Eugênio Vicenzi (diretor Financeiro); Edson Oliveira da Silva (diretor Secretário); e Edson Ferreira Rodrigues (diretor de Educação e Cultura).

Leia a entrevista com o presidente do Instituto Fenacon, Márcio Shimomoto e o Superintendente Taicir Khalil

Crypto ID: Quais são os principais desafios e motivações de estar à frente da gestão do Instituto Fenacon?

Márcio Shimomoto do Instituto Fenacon – IFEN

Márcio Shimomoto: Assumir a gestão do Instituto Fenacon é uma tarefa que soma responsabilidade e desafios. A extensão territorial brasileira e as particularidades de cada região, sempre buscando atender as demandas dos nossos associados, que são os Sindicatos filiados à Fenacon, num mercado extremamente competitivo, são bastante desafiadores. O Instituto procurará desenvolver produtos e serviços para que a sua base ofereça cada vez mais soluções para os seus associados e para a população em geral, aumentando, assim, a sua representatividade. E os desafios se tornam também a motivação para trabalharmos com afinco. Afinal, a valorização dos Sindicatos em suas bases, oferecendo soluções que possam ser traduzidos em melhorias e facilidades ao ambiente empresarial, fazendo com que os seus representados possam trabalhar cada vez mais com qualidade e segurança, traz crescimento econômico ao país gerando, também, empregos e estabilidade econômica. A responsabilidade de atingir esses objetivos traz uma grande motivação a toda nossa equipe.

Crypto ID: Em relação a Fenacon|CD, sua Autoridade Certificadora é parte da Federação que representa os interesses da classe contábil. Você pretende aumentar sua participação de mercado se utilizando dessa particularidade?

Márcio Shimomoto: A Fenacon é constituída pelos Sindicatos das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa (Sescon’s e Sescap’s) e atualmente somos 37 sindicatos associados à Fenacon. Um dos principais produtos do Instituto Fenacon é a Fenacon|CD. No segmento contábil somos hoje cerca de 522.000 profissionais e quase 64.000 empresas contábeis. A Certificação Digital no Brasil dá segurança jurídica para transmitir documentos e informações no mundo digital. As utilidades da Certificação Digital são diversas e a principal delas é o envio de informações ao Fisco, que atualmente é feita, em sua esmagadora maioria, pelos profissionais da contabilidade. E o fato de sermos um Sistema ligado às empresas contábeis possibilita uma grande oportunidade de expansão da rede de Certificação.

Crypto ID: Quais são os planos e projetos para o IFEN e o posicionamento no mercado?

Marcio Shimomoto: Os planos para o IFEN giram em torno de desenvolver, melhorar e ampliar cada vez mais os nossos produtos e serviços, para que os Sindicatos filiados à Fenacon ofereçam as melhores soluções às suas bases. Mais do que buscar posicionamento no mercado, buscamos satisfação e qualidade para os nossos associados. A posição no mercado será a consequência de uma boa prestação de serviços.

Crypto ID: A expansão da rede Fenacon|CD está em seus planos. Quais são as premissas para esse crescimento?

Márcio Shimomoto: Conforme os planos descritos anteriormente, quanto mais qualidade tanto dos produtos quanto dos serviços oferecidos aos associados, mais seremos úteis e a expansão da rede será uma consequência da procura que teremos de nosso segmento. A premissa básica é oferecer serviços e produtos de qualidade com bom atendimento.

Taicir Khalil – Instituto Fenacon – IFEN

Crypto ID: E para você Taicir, quais são os maiores desafios à frente da operação do Instituto Fenacon?

Taicir Khalil: Recebi das mãos do presidente Márcio Shimomoto a missão de dar continuidade ao trabalho que vinha sendo executado pela gestão anterior, sob o comando de Valdir Pietrobon como presidente e Elias Barth na superintendência. E fiquei bastante impressionado, pois encontrei na Fenacon|CD uma das estruturas mais completas e eficientes na operação de uma Autoridade Certificadora. Agora vamos partir para a implementação de novas tecnologias e sistemas, além de fomentar a área comercial, sempre respeitando as premissas e as peculiares da nossa principal rede, que são os sindicatos – Sescon’s e Sescap’s.

Sou movido pelo desafio. Então, percebi uma grande oportunidade para fortalecer os produtos já existentes, como é o caso da UniFenacon, além do desafio de criarmos um novo portfólio de produtos e serviços para o Sistema.

Crypto ID: Como você vê o fato de estar assumindo no Instituto Fenacon uma posição estratégica considerando que você, por formação, não pertence a classe contábil?

Taicir Khalil: Primeiramente fico contente pela oportunidade de aprender e transitar em um mundo que era desconhecido para mim, o da classe contábil. Apesar de ter vindo de outra entidade de classe, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, em que ambas têm estruturas e protocolos parecidos, eu ainda não havia me envolvido diretamente com trabalhos para essa categoria profissional. Então, encaro essa oportunidade com muito comprometimento e empenho. Isso é o que podem esperar de mim.

Crypto ID: Quais serão suas prioridades em relação a Certificação Digital?

 Taicir Khalil: Expandir é sempre uma prioridade. Nossa rede é vasta e ainda há muito a se explorar. Vamos analisar os principais gaps territoriais em cada estado e intensificar nossa atuação para preenchermos essas lacunas.

Crypto ID: Você pretende explorar em campanhas de marketing os diferencias que a Fenacon|CD oferece à classe contábil?

 Taicir Khalil: Certamente. O intuito é explorar os nossos diferenciais, atender as demandas dos diversos públicos e posicionar o Instituto Fenacon como o principal prestador de serviços ao sistema contábil do país.

 

Comente »